Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS


Rochas Ornamentais tem maior procura no mercado mundial

Publicado em 11/08/2011

O segmento de rochas ornamentais experimenta aumento da produção mundial decorrente da maior procura pelo mármore e granito para utilização em ornamentação

Paises tradicionalmente produtores no segmento de rochas ornamentais passaram a investir no beneficiamento e exportação do mármore e do granito, ampliando a oferta desses produtos no mercado internacional e aumentando a competição entre as empresas instaladas no setor.

O termo “rocha ornamental” é aplicado aos materiais rochosos utilizados para fins de ornamentação e revestimento. Os mais importantes economicamente são aqueles passíveis de polimento, como os mármores e os granitos.

Os produtos utilizados em revestimento apresentam-se como uma das áreas mais promissoras em relação a negócios do setor mineral. Estimativas do setor apontam para mais de 40.000 empresas em operação em todo o mundo, sendo a maior parte de pequeno e médio portes, empregando diretamente cerca de 1.500.000 pessoas nas atividades de extração e processamento das rochas.

O mármore (rochas carbonatadas) tradicionalmente ocupa a maior parcela do mercado comercial mundial e o granito (rochas silicatadas) vem em segundo lugar. Os materiais sucedâneos (ardósias, arenitos, basaltos, quartzitos, gnaisses entre outros) respondem por uma parcela pouco significativa de participação no mercado global.

Dados do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais – DNPM indicam que a produção mundial de rochas ornamentais atingiu 40 milhões de toneladas/ano durante a década de 90, sendo que 30% desse total foi exportado.

São sete os principais paises produtores de blocos de mármores e granitos, na ordem: Itália, China, Espanha, Índia, Brasil, Portugal e Grécia. Juntos esses paises respondem por 57% da produção mundial, segundo dados do Departamento nacional de Pesquisas Minerais – 1999.

No mercado consumidor mundial, destacam-se a Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália e Japão. A Europa Central apresenta-se como a região com maior demanda, seguida pela América do Norte, representada pelos Estados Unidos. É importante ressaltar que esses países são extremamente rigorosos quanto à qualidade do produto.

O mercado mundial de rochas ornamentais pode ser entendido classificando-se os paises que desenvolvem atividades nesse segmento em três grupos:

•Grupo 1- principalmente produtores: Brasil, Índia, África do Sul, China;
•Grupo 2 – principalmente consumidores: Japão, Estados Unidos, Alemanha, Arábia Saudita;
•Grupo 3 – produtores e consumidores: Itália, Espanha, França, Grécia, Bélgica, Holanda, Finlândia.

Em geral, os paises que estão envolvidos com a produção e consumo de rochas ornamentais, como Itália, França, Espanha, Holanda e Bélgica, entre outros, possuem tradição neste setor e estão historicamente relacionados com a exportação, em sua maioria, de produtos beneficiados.

Em virtude do contínuo aumento na produção e exportação dos produtos nos países tradicionalmente produtores, em âmbito internacional, é esperado um aumento da competição em termos de preços, mercados e fontes de suprimentos.

A ampliação da oferta de novos tipos de material promove o declínio nos preços médios internacionais, reforçando a relevância do aumento da produtividade em todo o processo produtivo, desde a extração até a entrega do produto acabado Rochas Ornamentais tem maior procura no mercado mundial

Compartilhe:

 

 

Visitas: 308



Entre em contato

Site seguro

https://www.anpo.com.br/ https://www.anpo.com.br/