Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS


Ajuste do dólar será suave, diz presidente do BNDES

Publicado em 11/08/2011

A valorização do dólar em relação a várias moedas, incluindo o real, deverá ocorrer de forma suave e moderada, na opinião do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Para ele, isso reflete a percepção de que as economias da Europa e do Japão se enfraqueceram mais que o previsto, enquanto a dos Estados Unidos permanece positiva.

"O real devolve agora um pouco da sua valorização. Isso deve ocorrer de maneira saudável", disse ele, antes de receber o prêmio Economista de 2008 do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon).


Na avaliação de Coutinho, o dólar não dava sinais de que chegaria a R$ 1,50 e essa nova percepção do mercado é saudável. "É importante que a correção não seja feita de maneira abrupta, por conta da inflação."


Sobre o aumento do déficit da conta corrente, ele se disse tranqüilo porque tanto o balanço quanto a conta capital estão superavitários. "Como estamos num regime de câmbio flutuante, o mercado deve observar esse déficit e mover a taxa de câmbio para outra direção de ajuste", explicou. "Se temos câmbio flutuante, vamos usufruir do câmbio flutuante."


Também no evento, o ex-ministro Delfim Netto disse que a atual valorização do dólar é sinal de que está começando a cair a ficha do mercado financeiro. "Todo o sucesso decorrente do controle da inflação foi produzido pela supervalorização do real, mas agora o real está parado."


Para ele, o dólar mais caro não necessariamente fará os preços domésticos subirem porque os preços externos estão menores. "Fiquei muito entusiasmado ao saber que foi o Banco Central do Brasil, com sua política tempestiva, que derrubou os preços (das commodities) de Chicago", ironizou.
Ajuste do dólar será suave, diz presidente do BNDES

Compartilhe:

 

 

Visitas: 307



Entre em contato

Site seguro

https://www.anpo.com.br/ https://www.anpo.com.br/